PPGEM/UFAM realiza Aula Magna de 2025
A cerimônia celebrou o início formal das atividades do PPGEM no ano letivo de 2025.
Na quinta-feira, 10/04/2025, no auditório Rio Javari/FT, aconteceu a Aula Magna de 2025 do Curso de Mestrado em Engenharia Mecânica da UFAM. A mesa de abertura do evento foi composta pelas seguintes autoridades: a Profa. Dra. Maria Teresa Gomes Lopes, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, o Secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Jeibi Medeiros da Costa, a Diretora em exercício da Faculdade de Tecnologia, Profa. Dra. Sheila Cordeiro Mota e o Coordenador do PPGEM, Prof. Dr. Gustavo Cunha da Silva Neto.

O Prof. Gustavo deu as boas-vindas aos novos estudantes e iniciou seu discurso afirmando que a cerimônia não marca apenas o início de um ano letivo, mas o início de um novo ciclo na vida dos novos mestrandos, repleto de vitórias e desafios. Ele pediu para que, na medida do possível, tais desafios sejam convertidos em pesquisa e inovação tecnológica, itens de suma importância pro estado. Além disso, comentou que está muito feliz em ver que o receio de outrora, de iniciar um programa inédito na Amazônia Ocidental, se converteu hoje em confiança, ao ver que o PPGEM está no caminho certo, iniciando sua segunda turma de discentes.
Em seguida, a Diretora em Exercício da Faculdade de Tecnologia parabenizou toda a equipe do PPGEM pelas vitórias alcançadas até então. Comentou também que o curso, pioneiro, é de suma importância para o Estado e registrou que a FT/UFAM apoia de maneira ampla o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFAM, fazendo votos que em breve o PPGEM esteja submetendo proposta de abertura de um curso de Doutorado.
O secretário executivo da Sedecti/AM Jeibi Medeiros, que é egresso da FT/UFAM, comentou sobre sua felicidade em ver a caminhada do Programa até aqui. Destacou que as universidades e a indústria precisam estar mais próximas para o bem-estar dos amazonenses e que a iniciativa do PPGEM em se aproximar da Sedecti é digna de parabenização. Assim como a Profa. Dra. Sheila Mota, torce para que logo, logo o PPGEM consiga a abertura de um curso de Doutorado. Por fim, ressaltou a Sedecti está de portas abertas não só para o PPGEM, mas para toda a UFAM e desejou sucesso aos novos alunos.
A Profa. Dra. Maria Teresa, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, na ocasião representando o Magnífico Reitor, destacou e parabenizou a massiva presença dos alunos de graduação e pós-graduação no auditório Rio Javari. Ela comentou também que o PPGEM iniciou de maneira assertiva, já pensando em itens que geralmente programas mais maduros tem certa dificuldade, como a internacionalização. Além disso, relatou também que leu a avaliação quadrienal que o programa enviou para a CAPES e ressaltou a qualidade nas informações e indicadores do relatório. Por fim, disse que a expectativa era de sucesso do programa e destacou que o PPGEM está no caminho certo.
A cerimônia contou também com a presença do Prof. Agenor Fleury, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do Prof. Ricardo Pinto, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ambos proferiram as palestras da Aula Magna de 2025.
Aula Magna
Após os pronunciamentos, o Prof. Fleury, proferiu a palestra intitulada "Da Régua de Cálculo à IA: 50 anos de Engenharia Mecânica no Brasil". Ela tratou de aspectos históricos de como a Engenharia Mecânica se desenvolveu no Brasil, em paralelo à trajetória do professor. Ao final da palestra, comentou um pouco sobre a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que conecta o conhecimento científico da sua Rede de Unidades com a indústria por meio de um modelo ágil, flexível, de baixa burocracia e com o investimento de recursos não reembolsáveis.
O Prof. Fleury é Engenheiro Mecânico pelo ITA; Mestre, Doutor e Livre Docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Além da EPUSP, trabalhou no INPE, na SPAR (Canadá), na Embraer, no IPT e na FEI. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli, Coordenador da Unidade Embrapii - Poli USP Powertrain, Membro do Comitê Técnico de Avaliação dos Projetos da Lei do Bem do MCTI, dentre várias posições ocupadas na busca do estreitamento de relações Universidade – Empresa. Tem experiência em diversos projetos ligados à Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica e Controle de Sistemas. Recebeu o Prêmio SAE Brasil 2010 de Educação em Engenharia. Atualmente, coordena a Unidade Embrapii Poli USP Powertrain que desenvolve projetos demandados pela indústria automotiva em parcerias com a academia.
Em seguida, foi a vez do Prof. Ricardo Pinto, que proferiu a palestra intitulada "Abaqus Aplicado à Análise Pós-Falha de Componentes Estruturais". Essa palestra apresentou uma série de exemplos onde a análise numérica por Elementos Finitos foi fundamental na perícia e resolução de casos reais, destacando o quanto a pesquisa em Engenharia Mecânica é importante, justificando a relevância do assunto tratado para todos os presentes.
O Prof. Ricardo é Professor Adjunto junto ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Portugal. É Mestre em Eng. Mecânica pela Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC-EUA) e Doutor pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Ocupou posição de pesquisador no Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial e atualmente é o Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica do IPVC-Portugal.
Dia anterior: Workshop em Abaqus
No dia 09/10/2025, o Prof. Ricardo Pinto (IPVC) ofertou um workshop intitulado "Workshop em Abaqus: Introdução Rápida e Prática", que ocorreu no LIFT II da Faculdade de Tecnologia. O Abaqus é um importante software de análise por elementos finitos (FEA) que permite simular o comportamento de estruturas e materiais. Ele é usado por engenheiros e pesquisadores para modelar, analisar e visualizar o comportamento físico de estruturas complexas.
Prof. Ricardo Pinto (IPVC) ministrando seu workshop no LIFT II. Foto: Projeto Mec em Foco.
Houve participação massiva de discentes tanto da graduação quanto do mestrado em Engenharia Mecânica. A atividade despertou o interesse de vários discentes pela área de análise numérica. Muito contente, o docente agradeceu pelo período na capital amazonense: "Queria agradecer toda a amabilidade e a amizade nesta visita. Senti-me mesmo em casa. Não tenho palavras para descrever a experiência. Muito obrigado!", comentou o Prof. Ricardo.
Redes Sociais